Terapia Breve com Programação Neurolinguística- P.N.L

Falar de auto conhecimento e aperfeiçoamento é o mesmo que perguntar:
- Essência pessoal, você sabe qual é a sua? Essência é de certa forma nossa alma, nossos valores, aquilo que nos orienta...

Quem nos dá uma dica sobre este conteúdo interno é a palavra “espirito”, que é formada pelo prefixo grego/latino “epi” que significa: Posição superior, movimento para dentro mais o termo “rito” que denomina conjunto de cerimônias/ Sistema de organizações/prática costumeira. ​ Da língua Anglo Saxã, que tem base no latim, o prefixo “epi” se transformou em “Spy” que tem por significado: vigiar/pesquisar/procurar/espionar/investigar.

À grosso modo, espírito ou essência individual significaria observar de forma superior o ritual interno, o conjunto de valores e conceitos que possui, seu sistema de organização e priorização, e como você o utiliza em sua prática cotidiana. Entender e aperfeiçoar isto é tão importante que todas as culturas do mundo praticam algum tipo de religião ou auto conhecimento com o intuito de parar, pensar, observar, refletir e prosperar.

Você já tinha visto esta denominação do que é essência pessoal?  Quando mergulhamos no entendimento e estudamos a fundo coisas simples de nosso dia à dia, encontramos respostas surpreendentes.

Na verdade, muitas das respostas que buscamos estão no silêncio de nossa mente ou quando realmente conseguimos nos ouvimos. É triste constatar isto, mas muitos dos conceitos e valores que utilizamos por todos nos são de outras pessoas, e o pior, o fazemos de forma automática dentro de crenças e receios... O ser humano, infelizmente, tem o péssimo habito de observar e questionar pouco a si mesmo, absorvendo o que recebe muito mais na condição se aceitação ou reação do que compreensão.

​ A sorte, para não dizer sabedoria, é que em algum momento da vida somos impelidos a compreender conceitos e valores, tendo então a oportunidade de realinhar e modernizar muitos detalhes pessoais, adequando-os a nossa necessidade de vida atual. Permitindo uma paz e eficiência maior em nossa forma de ser e fluir.

​Quando não é a falta de compreensão que nos atrapalha, o que pega são os “equívocos” das interpretações que fazemos. Basta se perguntar o seguinte independentemente da religião que possua:

- Você tem um espirito ou alma? Pois bem, antes de prosseguir responda por favor...

Quando falamos eu tenho um espírito supõe-se que seu corpo possui uma alma. Esta é uma interpretação equivocada. Na verdade é o contrário! Sua alma ou espirito são a mesma coisa e na verdade são elas que possuem um corpo.

O corpo, ou sua forma de ser, nada mais é do que a forma como sua essência se manifesta. De acordo com um consenso em todas as religiões, seu espirito vive sem o corpo, mas seu corpo não vive sem seu espírito. Quem é que possui quem, então?

Na verdade, que chamamos de vida é um sistema inteligente de "energia" e ela é formada basicamente por sua índole, que tem como base seus conhecimentos, valores e emoções.

Lembrando que podemos dizer que emoção é energia pura e é através do equilíbrio e do direcionamento de nosso sentir que obtemos nossa "evolução" e mudança em nossa vida.

Vou explicar de forma diferente. ​ ​ ​ ​ Vamos entender melhor ou de forma diferente?! Imagine que sua harmonia “musical” ou vibração é composta por 6 cordas. Você é uma destas cordas e as outras 5 são seus amigos mais próximos. Observe os valores, o jeito de ser, a prosperidade material e moral destes amigos. As pesquisas feitas em universidades e Instituições financeiras mostram que uma pessoa é a média deste grupo mais próximo.

Tanto é que, quando alguém se afasta de um grupo e se aproxima de pessoas que são, ou estão, “melhores” do que ela, a tendência é de que ela “suba de nível”, se aperfeiçoe e obtenha resultados melhores em sua vida. O contrário também é verdadeiro. Cercar-se de pessoas sem muita preparação lhe faz baixar valores, conceitos e prosperidade ou ficar ancorado na vida.  prosperar?!

"Os índios norte-americanos tem um ditado muito antigo que explica o conceito anterior:
“Se queres voar com águias, não ande em terreiro de perus”.
​ Aqui no Brasil, ouvimos algo parecido: “Me digas com quem andas e te direi quem tu és”.

Mas, escrevi tudo isto para que se pergunte, qual é sua vibração, ou a vibração que deseja para ti?...  O que é necessário “espiar” em seu “rito” interno para que possa se expandir e evoluir no sentido de ter mais qualidade de vida?

O importante aqui é entender que energia ou vida, não é algo estático, mas dinâmico. Não existe um equilíbrio fixo pelo resto da vida, mas um eterno equilibrar. ​ Como assim? Na prática ninguém vive só no sol, como também não fica na sombra a vida inteira. É necessária uma alternância para que se tenha harmonia. Assim é na vida, onde em cada situação há uma postura e um foco mais adequado ao contexto. ​

Ter ferramentas e flexibilidade é o segredo para atrair o que tanto se deseja e almeja obter em sua vida. Pessoas maduras são perceptivas de si e do que lhes cercam, na verdade, aprenderam a priorizar, bem como criar o hábito de focar nos comportamentos e emoções mais adequadas ao contexto vivido. Ou seja, usam a ferramenta mais adequada para o que desejam obter ao invés de deixar solto o seu "jeitão" de ser.

Em resumo, fazer um processo terapêutico, hoje em dia, é sinal de sabedoria interna. Além de encurtar caminhos, avir a perfeiçoar, afinar a vibração ou mudar certos conceitos que já não cabem na realidade que se vive HOJE.