P.N.L. -  Programação Neurolinguística 

A P.N.L foi apresentada ao mundo em 1976 e é a ciência que auxilia o ser humano a entender e utilizar melhor seu cérebro (valores, emoções, crenças e conceitos) de maneira objetiva e prática, visando alcançar os resultados que deseja. ​

O termo PROGRAMAÇÃO da P.N.L. refere-se à capacidade do ser humano de receber (perceber), processar (concluir), armazenar (registrar internamente) e transformar informações sensoriais em comportamentos e aprendizados.

O termo NEURO refere-se ao Sistema Nervoso Central. Todas as nossas ações, sejam elas um simples pensamento ou comportamentos práticos dependem dessa intricada combinação de estímulos e respostas neurais. Que tem como base nossos arquivos de memoria (experiências pessoais, conceitos, valores, temores e crenças).

O termo LINGÜÍSTICA refere-se às diversas linguagens que nosso cérebro utiliza em sua percepção (interpretação) e emissão de informações. Esta linguagem são os significados que atribuímos, sinais, gestos, tons, sons, volume, imagens, cheiros, gostos, texturas, expressões, temperaturas, sentimentos, emoções, etc.

P.N.L. -  Programação Neurolinguística 

Desta forma, a realidade que temos registrada em nosso intimo é uma miscelânea de linguagens verbais (significado das palavras) e não verbal (o "jeitão" do outro e do mundo), mais a interpretação e adjetivos que associamos aos fatos vividos.

Esta linguagem é recebida ao longo de nossa vida e é armazena dentro de uma ordem interna, criando níveis lógicos e hierárquicos do que priorizo e o que evito ou procrastino.

A maneira como processamos este conjunto determina nossa personalidade e as estratégias mentais e comportamentais (formas de lidar com situações), de como iremos  lidar com o que ocorre em nossa vida e o que gostaríamos de mudar  ou obter.

Estrategias estas que se bem definidas potencializam as relações e a comunicação, mas se mal aplicadas são um dos fatores que mais interferem na obtenção de resultados e tranquilidade interna do ser.

Em síntese, a PNL é o estudo de como o cérebro de cada um recebe, interpreta, processa, codifica, decodifica e com base na experiência do "ser" conclui e exprime seus comportamentos, ações e reações. 

Se cada teoria comportamental do mundo fosse um "idioma", a P.N.L. seria o "alfabeto", que escreve e permite expressar todas as linguás.

P.N.L. -  Programação Neurolinguística 

De forma dinâmica e prática, o processo de terapia breve utilizando P.N.L. permite ir muito além da compreensão de conceitos.

Ela permite "ressignificar" valores, afinar ou substituir as cordas de seu violão, permitindo assim se REESCREVER e  obter os resultados que tanto almeja em seu dia a dia e vida pessoal bem como profissional..